Notícias recentes
Mais NotíciasSINDMED-MA PARTICIPA DE AUDIÊNCIA PÚBLICA.
Em audiência pública realizada em 29/01/09 na sede provisória do Ministério Publico Estadual (MPE), lideranças comunitárias de 08 bairros que compõem o eixo Itaqui-Bacanga denunciaram o caos nas 10 unidades de saúde da área.
Participaram da audiência, além dos lideres comunitários, o Promotor de Saúde, Herbeth Figueiredo, A Secretaria Adjunta de Saúde do Município, Maria Yêda, a Superintendente de Saúde, Francisca Araújo, o Presidente do Sindicato dos Médicos do Maranhão, Adolfo Paraíso e representantes da Secretaria Estadual de Saúde.
De acordo com as lideranças comunitárias da área, o principal problema enfrentado por todos que buscam atendimento nas unidades de saúde é a falta de médicos e profissionais de apoio, como também itens básicos como gazes e medicamentos em todas as 10 unidades de saúde. O problema relacionado a falta de materiais foi admitido, inclusive pelos gestores de saúde. Na unidade Itaqui-Bacanga , fltam bandejas de sutura e instrumental cirúrgico para vários procedimentos médicos. A Superintendente Municipal de Saúde declarou que pegaram um sistema de saúde em crise e não tem como resolver estes problemas de forma imediata.
Diante dos fatos, o Promotor de Saúde, Herberth Figueiredo, determinou que dentro de 120 dias se reunirá novamente com as lideranças para verificar se houve melhorias nas unidades de saúde.