Notícias recentes
Mais NotíciasEl Gran Circo de la Salud
Respeitável público! Com imenso orgulho apresento a vocês, aquele que vai resolver o problema da saúde no Brasil: o médico.
Hospitais estão superlotados ? Chama o médico.
Não existe água potável e saneamento básico ? Chama o médico.
Não têm medicamentos, gaze, esparadrapo, agulhas, seringas, soros, fios de sutura, tubos orotraqueais, laringoscopio? Não se desespere. Chame o médico.
Faltam aparelhos de RX, ultrassom, tomografos, ressonância magnética, endoscópios, laboratórios de análise clinica, hemocentros? Bobagem. Basta ter o médico.
O prefeito promete remunerar o medico com salário de juiz e depois dá calote? Não tem problema. O médico trabalha de graça.
Como os senhores e as senhoras podem ver, se o médico resolve tudo com um simples estetoscópio na mão, então a solução óbvia é produzir mais médicos.
Se tivermos que produzir mais médicos, o passo seguinte para aumentar esse quantitativo é criar mais vagas para as faculdades de medicina, autorizar a abertura de novas escolas médicas e, quase esquecia o mais importante, importar médicos sem submetê-los ao Revalida*.
Tudo se resolverá de forma mágica, pois o médico mesmo que não fale a língua nativa e tenha uma formação acadêmica totalmente diversa do país em que irá exercer a sua profissão, basta a sua presença para curar o paciente.
Não sei o porquê de tanta polêmica!
Adolfo Paraiso. Médico. CRM-MA 1267
*Exame de revalidação do diploma médico realizado pelo MEC