Sobre Missão

Defesa dos direitos e dos interesses da categoria médica nos setores públicos e privados, na busca da valorização do exercício profissional por meio da sua atuação sindical, política e social.

Sobre Histórico

O Sindicato dos Médicos do Estado do Maranhão foi fundado em 1934, pelos Drº(s) Tarquínio Lopes Filho, Amaral de Matos e Drº Clarindo Santiago.

A primeira reunião da classe médica com vistas a criar o Sindicato dos Médicos ocorreu em 28 de dezembro de 1933 e as eleições em 1934, tendo como primeiro presidente o Drº Tarquínio Lopes Filho, em virtude do Drº Clarindo Santiago se encontrar no interior do estado.

O Drº Mario Carvalho, foi eleito presidente na 1ª reunião, teve o seu nome preterido depois, devido uma pequena irregularidade na maneira de votar que contrariava o estatuto vigente. Mesmo descontente com o resultado da 2ª eleição publicou um artigo no “Jornal de Medicina”, em janeiro de 1934, do qual pinçamos alguns trechos, onde faz referencia a importância do sindicato dos médicos.

“A fundação do Sindicato dos Médicos do Maranhão veio preencher uma das mais sensíveis lacunas de que, até então, se vinha ressentindo o corpo clínico da nossa terra”.

“A iniciativa que estava a tardar chegou, felizmente, ainda em tempo de arrancar a classe médica do injustificável marasmo em que se encontrava, solidificando-a numa força única, para a defesa de seus interesses e para a garantia dos seus direitos”.

“A fundação do Sindicato dos Médicos do Maranhão representa a mais brilhante conquista para os nossos dias. A sua continuidade está exclusivamente a depender da solidariedade, da abnegação, da tenacidade e da perseverança de todos os companheiros de classe”.

Ressalta-se também que o Sindicato dos Médicos do Maranhão teve o seu registro no Cartório de Registro de Pessoa Jurídica com o nome acima. À época não foi registrado na delegacia regional do trabalho.

Em dezessete de agosto de 1978, um grupo de médicos dá início a Associação Profissional dos Médicos do Maranhão que se constitui no embrião do atual sindicato. Dentre os colegas que participaram dessa reunião, destaca-se: José Carlos Bastos Silva, Raimundo Elias Coelho Castro, José Ribamar Moraes, Onildo de Barros Correia, José Márcio Soares Leite, José Celso Santana Costa, Honório Ferreira Gomes, Francisco Balby, Natalino Salgado Filho, Ivan de Freitas Viegas, José Magno Fonseca, Gedecy Fontes de Medeiros, Juarez Alves Lima e Antonio Rafael da Silva.

No dia seis de março de 1982 foi eleita uma Junta Governativa para proceder à eleição da nova diretoria, representada pelos médicos, Honório Ferreira Gomes, Luís de Lemos Silveira e Cleomar Sousa Pinheiro.

Em vinte e três de julho de 1982 foi eleito para presidente desta associação o colega, já falecido, Cleomar Sousa Pinheiro e em vinte e um de setembro deste mesmo ano, foi aprovado o novo estatuto reconhecendo a associação como sindicato, dessa vez com o nome de Sindicato dos Médicos do Estado do Maranhão e registrado no Ministério do Trabalho e Emprego.

Participaram desse momento da fundação do Sindicato dos Médicos do Estado do Maranhão: Sebastião José Saraiva Filho, José Luís Nascimento Araújo, Alcimar Nunes Pinheiro, Ílis Maria Xavier Lima, Thompson Spindola de Paula Filho, Antonio de Pádua Duarte Saldanha, Luís Lemos Silveira, Hideki Yokoama, Honório Ferreira Gomes, Antonio Augusto Freitas Silva e Francisco José Furtado.

Na recondução do Drº Cleomar Pinheiro à presidência do sindicato para o triênio 1987-1990 houve a participação dos colegas: Abdon Murad, José Carlos Bastos, Arnaldo Sousa Barros, Lena Reis Bastos Silva, Francisco da Cunha Costa, Ibrahim Assub Neto, Terezinha Maranhão, Orlando Camelo da Silva, Alan Hass, Maria da Graça Oliveira entre outros.

No triênio 1994/1997 assumiu a presidência o Drº Juarez Lima sendo precedido pelo Drº Carlos Frias no ultimo ano desse mandato, permanecendo à frente do sindicato até o começo do ano de 2007.

Assume a presidência do Sindicato dos Médicos do Estado do Maranhão o Drº Adolfo Silva Paraiso aos vinte e quatro dias do mês de janeiro do ano de dois mil e sete, de conformidade com o edital de convocação devidamente publicado no jornal “Pequeno” do dia 17 de janeiro de 2007, pág. 04 da seção geral, foi eleita a diretoria sob a presidência do Drº. Adolfo Paraíso, para o triênio 2007-2010, cuja posse se deu no dia vinte de abril de 2007, com a presença de toda a diretoria executiva da FENAM.

 

Sobre Palavra da Presidência

SAÚDE: A NOSSA VOZ NO LEGISLATIVO.

Prezados colegas.

Nunca antes na história do Brasil pode se ver tanta incompetência na área da saúde e descaso do governo federal para com a categoria médica.

A maioria das reivindicações da classe médica – regulamentação da Emenda Constitucional 29, que vincula recursos nas três esferas de gestão e define o que são gastos em saúde, a legalização do Ato Médico, mais investimentos para a saúde, Carreira de Estado do Médico – não foram contempladas na íntegra, o que vem demonstrar a falta de compromisso do atual governo para com a saúde do povo brasileiro.

As medidas tomadas pelo governo federal no âmbito da saúde pública têm um forte cunho eleitoral e populista.

Como exemplo, pode-se citar o malfadado “Programa Mais Médicos” que já é objeto de ações do Ministério Público Federal e do Trabalho, tanto pela sua inconstitucionalidade como pela agressão às leis trabalhistas brasileiras.

Diante de tantos absurdos e incoerências – fechamento de hospitais ligados ao SUS, redução de números de leitos hospitalares, não utilização de 17 bilhões dos recursos destinados à saúde em 2012, mudanças curriculares no curso de medicina sem consultar as instituições de ensino superior – só resta como alternativa iniciar uma campanha contra esse processo de desconstrução da medicina no Brasil.

A Federação Nacional dos Médicos – FENAM em parceria com os sindicatos de base deu inicio ao “Programa Saúde: Nossa Voz no Legislativo”, com o firme propósito de despertar a consciência da classe médica sobre a importância da sua participação política na atividade parlamentar.

A exemplo de outras entidades de classe convoca-se os colegas médicos a priorizarem, por ocasião das eleições, governantes comprometidos com a mudança desse quadro caótico em que se encontra a saúde pública do Brasil.

Precisa-se, também, ter representantes no legislativo alinhados com os anseios da classe médica, para que votem os projetos de lei de interesse do sistema público de saúde que irão beneficiar tanto o paciente como o desempenho da atividade médica.

Basta de pacientes internados no chão, basta de filas intermináveis para realização de exames e cirurgias, basta de mortes anunciadas e evitáveis.

Não dá mais para ficar assistindo a tanta iniquidade.

O Brasil ainda tem solução, só depende de você.

Adolfo Paraiso.

 

Sobre Diretoria

NOVA DIRETORIA ELEITA - TRIÊNIO 2014/2017

DIRETORIA EXECUTIVA:

Presidente - Adolfo Silva Paraiso;

Vice-Presidente- Carlos Alberto da Silva Frias Junior;

Secretário Geral - Marni Alencar Marques;

Secretário de Finanças - Manoel Francisco da Silva Santos;

Secretário de Assuntos Jurídicos - Antonio Jose Garcia Pinheiro;

Secretário de Comunicação e Imprensa - Sebastião Barreto de Brito Filho;

Secretário de Comunicação Sindical e Sindicalização - Francisco Airton Veras de Araujo Junior.

SUPLENTES DE DIRETORIA:

Maria Inês Gomes de Oliveira;

Marcia Da Silva Sousa;

Alexandre Augusto Gomes Alves.

CONSELHO FISCAL:

André Luiz Neves Pereira;

Nilton Jose de Almeida Costa;

Jonas Elói da Luz.

SUPLENTES DO CONSELHO FISCAL:

Wesley Silva Cutrim Campos;

Luiz Carlos Furtado Neves;

Alan Hass.

DELEGADOS FEDERATIVOS:

Adolfo Silva Paraiso;

Carlos Alberto da Silva Frias Junior.

SUPLENTES FEDERATIVOS:

Manoel Francisco da Silva Santos;

Marni Alencar Marques.

 

Sobre Delegacias

Aguarde! Em breve disponível.

Sobre Equipe

 

Coordenadora Administrativa Sumaia Ferreira

Sua principal atribuição é gerir com competência e qualidade, os serviços administrativos do SINDMED-MA.

 

Atendente AdministrativaYandra

Atribuições: atendimento com qualidade e eficiência.

 

Sobre Estatuto

O documento em PDF do Estatuto Social do SINDMED-MA está disponível para download.

Sobre Prestação de contas

Para visualizar as prestações de contas, escolha o ano e clique para fazer o download.

2ª Via

Boleto Bancário