Notícias recentes

Mais Notícias
09.05.2012

URGÊNCIA MÉDICA À BEIRA DO CAOS

NOTA OFICIAL

 

  O Conselho Regional de Medicina - CRM-MA e o Sindicato dos Médicos do Estado do Maranhão - SINDMED-MA, vêm à público alertar sobre a grave crise que ocorre nos hospitais de Urgência e Emergência do Maranhão, em especial nos municípios de Sao Luís e Imperatriz.

     Hospitais superlotados com pacientes internados em corredores, consultas e exames especializados de pacientes crônicos agudizados que demoram meses para serem feitos, falta de medicamentos, salários atrasados e precárias condições de trabalho é o cenário em que os médicos e demais profissionais da área da saúde se defrontam diariamente no desempenho de suas funções.

      Tudo isso têm contribuído para a solicitação de transferências ou, até mesmo, de desligamento de vários médicos dos serviços de urgência, o que veio a provocar lacunas nas escalas de plantão e sobrecarregar e expor aqueles que ainda heroicamente permanecem, na linha de frente dos pronto-socorros, para salvar vidas.

       A população não está interessada em saber se o problema é falta de recursos, de compromisso ou de competência. Afinal, a Constituição de 1988 sacramentou "a saúde como um direito de todos e um dever do Estado."

     Caso não haja uma solução imediata dos problemas aqui relatados, haverá risco de paralisação desses serviços e as consequências para a população assistida pelo Sistema Único de Saúde serão imensuráveis e gravíssimas.

     Espera-se, em  face da relevância dessa situação, que os gestores da saúde adotem medidas urgentes, de forma clara e objetiva,  que valorizem o trabalhador médico e revertam esse quadro sombrio da superlotação dos grandes hospitais de urgência e emergência do Maranhão que  é um desrespeito à dignidade humana.

Abdon Murad                                     Adolfo Paraiso

   CRM-MA.                                        SINDMED-MA

 

 

 

  

Compartilhe

Envie um comentário

2ª Via

Boleto Bancário