Notícias recentes

Mais Notícias
06.02.2009

SINDMED-MA PARTICIPA DE AUDIÊNCIA PÚBLICA.

  "Saúde no itaqui-bacanga é caótica." 

       Em audiência pública realizada em 29/01/09 na sede provisória do Ministério Publico Estadual (MPE), lideranças comunitárias de 08 bairros que compõem o eixo Itaqui-Bacanga denunciaram o caos nas 10 unidades de saúde da área.

Participaram da audiência, além dos lideres comunitários, o Promotor de Saúde, Herbeth Figueiredo, A Secretaria Adjunta de Saúde do Município, Maria Yêda, a Superintendente de Saúde, Francisca Araújo, o Presidente do Sindicato dos Médicos do Maranhão, Adolfo Paraíso e representantes da Secretaria Estadual de Saúde.

      De acordo com as lideranças comunitárias da área, o principal problema enfrentado por todos que buscam atendimento nas unidades de saúde é a falta de médicos e profissionais de apoio, como também itens básicos como gazes e medicamentos em todas as 10 unidades de saúde. O problema relacionado a falta de materiais foi admitido, inclusive pelos gestores de saúde. Na unidade Itaqui-Bacanga , fltam bandejas de sutura e instrumental cirúrgico para vários procedimentos médicos. A Superintendente Municipal de Saúde declarou que pegaram um sistema de saúde em crise e não tem como resolver  estes problemas de forma imediata.

    Diante dos fatos, o Promotor de Saúde, Herberth Figueiredo, determinou que dentro de  120 dias  se reunirá novamente com as lideranças para  verificar se houve melhorias nas   unidades  de saúde.

    

Compartilhe

Envie um comentário

2ª Via

Boleto Bancário