Notícias recentes

Mais Notícias
09.02.2017

SINDMED EM AÇÃO

Por solicitação da diretoria do SINDMED reuniram-se ontem (08/02) na Secretaria de Saúde do Estado o Dr Carlos Lula -Secretário de Saúde, o presidente da FAMEM - Dr Cleomar Tema e o presidente do sindicato dos médicos do Maranhão - Dr Adolfo Paraiso. 

O sindicato apresentou as solicitações da categoria médica que, reiteradamente, anseia por definições:

1- Municípios que não tem IML ou serviço de verificação de óbitos vem causando transtornos por conta do que usualmente os delegados de polícia costumam, sem critério algum, fazer nomeação ad hoc de médicos para realizar perícias e preenchimentos de declarações de óbito;

2- Violência nos hospitais - médicos sobre ameaça de bandidos com risco à vida;

Proposta do sindicato: portaria conjunta da SES e SSP-MA com regras claras para evitar abuso de poder e manter segurança armada nas unidades para proteção das equipes e do cidadão.

3- Capacitação de Recursos Humanos

O substrato da assistência ao paciente passa pela qualificação das equipes de saúde e condições de trabalho. 

Proposta do sindicato: Escola de Saude do Governo promover cursos de formação técnica e capacitação das equipes de saúde;

4- Rede Hospitalar - entende-se que persiste a dificuldade no acesso ao sistema de saúde e, por consequência, a superlotação hospitalar.

Proposta da SES: Descentralização das ações de saúde com regulação médica regionalizada e hierarquizada com melhora da resolutividade;

5- Contratualização - esse é um dos problemas que requer atenção especial. É inadmissível a inadimplência das prefeituras junto a categoria médica. Todo trabalhador tem direito ao salário no final do mês. 

Proposta do sindicato junto a FAMEM: que as prefeituras façam um processo seletivo com vínculo celetista e posteriormente concurso público para contratação dos médicos, tendo como referência o piso FENAM. 

Como algumas questões necessitam de planejamento e fonte de financiamento, foi criado um grupo de trabalho - SES, FAMEM e SINDMED - para tratar dessas demandas junto ao Ministerio da Saúde com reunião já marcada, para a próxima quarta feira (15/02).

Fonte: Assessoria de Comunicação. 

 

Compartilhe

Envie um comentário

2ª Via

Boleto Bancário