Notícias recentes

Mais Notícias
17.03.2012

SAMU NOTA OFICIAL

CRM-MA e o SINDMED-MA vêm a público informar que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência -SAMU-MA exerce uma função da maior importância no sistema de saúde ao regular e intervir no atendimento médico de urgência e emergência. Trata-se de um serviço da maior credibilidade tanto na classe médica quanto para aqueles que constituem a sua principal razão de existir: os pacientes.

É oportuno observar que o SAMU acolhe pedidos de ajuda médica feita por qualquer cidadão, via telefone, cujo serviço é acionado com base nas informações prestadas pelo paciente ou por alguém em seu nome, priorizando-se, no entanto os casos de urgência/emergência, mas sem deixar de dar a devida orientação nas demais ocorrências. 

O SAMU tem em seu quadro, profissionais competentes, treinados e qualificados para prestar o atendimento médico pré-hospitalar das chamadas para emergências e transporte de pacientes graves. 

Louva-se o trabalho desses profissionais que, muitas vezes, se colocam em situações de risco para cumprir a sua missão. 

Lamenta-se que segmentos menos informados da sociedade coloquem em dúvida a capacidade e, pior, façam ameaças à integridade física daqueles que trabalham no SAMU. 

Assim sendo, repudiamos qualquer conotação negativa ou pré-julgamento por parte daqueles que desconhecem a forma de operacionalização desse complexo sistema de atendimento, quando acontece alguma fatalidade.

Compartilhe

Envie um comentário

2ª Via

Boleto Bancário