Notícias recentes

Mais Notícias
22.11.2011

FENAM questiona abertura de curso de medicina

O representante da FENAM na Comissão Intersetorial de Recursos Humanos do Ministério da Saúde (CIRH) e presidente do Sindicato dos Médicos do Maranhão, Adolfo Paraíso, questionou o parecer favorável para a abertura de curso de medicina em Votuporanga, interior de São Paulo. A decisão foi tomada durante a 114ª Reunião da CIRH, realizada nos dias 17 e 18 de novembro, em Brasília.

Segundo o dirigente, a atitude foi precipitada, apesar de todos os requisitos da Resolução 350 , que estabelece os critérios técnicos educacionais e sanitários relativos à abertura e reconhecimento de novos cursos para a área da saúde, terem sido atendidos.

"Questionei por três motivos: primeiro, por São Paulo ter uma grande concentração de médicos; segundo, porque próximo do local já existe uma faculdade de medicina e terceiro pelo fato da Resolução 350 estar limitada. É necessário mais informações para que se possa qualificar verdadeiramente uma instituição", ressaltou.

Agora, os documentos serão enviados ao Conselho Nacional de Saúde para serem apreciados.

Durante o encontro, também foi apresentada a proposta do governo de valorização do profissional da saúde na atenção básica, na qual o serviço civil médico será implantado. A justificativa é a de que o usuário do Sistema Único de Saúde precisa ter acesso ao SUS nas áreas de difícil fixação do médico. A medida consiste em prestar serviço por um ou dois anos, com direito à alimentação, moradia e transporte e um bônus de 10% nos programas de residência.

A Comissão Intersetorial de Recursos Humanos (CIRH) tem como uma de suas atribuições avaliar e dar pareceres nos processos de abertura e renovação de cursos de saúde, entre eles os cursos de medicina. O próximo encontro da comissão está previsto para fevereiro ou março de 2012.
Fonte : FENAM

Compartilhe

Envie um comentário

2ª Via

Boleto Bancário