Notícias recentes

Mais Notícias
18.05.2015

FENAM e sindicatos traçam estratégias para conseguir o Piso FENAM para todos os médicos da EBSERH

15/05/2015

A Federação Nacional dos Médicos (FENAM) convocou as assessorias jurídicas dos sindicatos de base para discutirem a presença da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) na saúde pública e para traçar estratégias que permitam fazer com que o Piso Fenam seja implantado nacionalmente. O encontro aconteceu na última quinta-feira (14), na sede da FENAM, em Brasília.

 

O assessor jurídico da FENAM, Luiz Felipe Buaiz, destacou a necessidade de as entidades se manterem sempre em movimento para que a EBSERH pague o Piso Fenam para todos os médicos ligados à Empresa. “Existe, na atividade sindical, uma luta permanente pelo direito do médico. Essa vitória foi a primeira a acontecer, mas enfrentamento dessa busca tem que se dar em todos os estados. As entidades devem se mostrar dispostas a estes enfrentamentos”, disse.

 

A assessora jurídica do Sindicato dos Médicos do Piauí (SIMEPI), Isadora Santos, explicou que foi feito pela equipe do sindicato um trabalho para sensibilizar os desembargadores para as necessidades da categoria médica e como esse dissídio iria ajudar a mudar essa realidade. “Não foi só uma questão de pedir cláusulas friamente. Demonstramos a necessidade por trás de cada cláusula. Demonstramos a real necessidade dos profissionais que trabalham no Hospital”.

 

A FENAM tem visitado os sindicatos de base para incentivá-los a lutar pelo Piso Fenam, assim como fez o Piauí, para todos os médicos da EBSERH. “O objetivo é o Piso Fenam na EBSERH. Nós estamos motivando os sindicatos locais a realizarem assembleias com os médicos e fazerem os movimentos de pressão. É claro que a FENAM estará junto”, disse o presidente da FENAM, Geraldo Ferreira.

 

Foi aprovado no encontro que será convocado um Fórum para discutir a greve dos médicos. “A maioria dos dissídios nem começa. Nós temos observado que a maioria dos tribunais têm tido um comportamento hostil aos médicos”, informou o Diretor de Comunicação da FENAM, Jorge Darze.

 

A Secretária de Formação e Relações Sindicais da FENAM e presidente do Sindicato dos Médicos do Piauí (SIMEPI), Lúcia Santos, explicou que a vitória no TRT, que determina que a EBSERH pague o Piso Fenam aos médicos que trabalham para a Empresa no Estado foi resultado de “um grande trabalho da Assessoria Jurídica. Cada ganho como esse representa muito para a gente. A classe médica está unida”.

 

Membros da FENAM e as assessorias jurídicas dos sindicatos participaram de palestra ministrada pelo desembargador do TRT 22ª Região, Manoel Cardoso, onde expos a História do dissídio coletivo do trabalho e terceirização.  


Fonte: André Gobo              

 

Compartilhe

Envie um comentário

2ª Via

Boleto Bancário