Notícias recentes

Mais Notícias
28.11.2017

FENAM avalia trabalho médico no Maranhão

 

O presidente da Federação Nacional dos Médicos (FENAM), Dr. Jorge Darze e o presidente do Sindicato dos Médicos do Estado do Maranhão (Sindmed-MA), Dr. Adolfo Adolfo Paraiso, visitaram, nesta sexta-feira (17), o Hospital Municipal Djalma Marques, em São Luis (MA). A visita faz parte da agenda de compromissos da FENAM, que tem o objetivo de avaliar o trabalho médico e buscar soluções para melhorar a saúde pública do Brasil.

Darze enfatizou a importância da visita.  Foi uma visita importante porque esse hospital é a única porta aberta em todo o estado do Maranhão para uma emergência. Para cá, vem todos os casos muito graves e importantes. O que vemos é um hospital que está sobrecarregado para a quantidade de pessoas que são atendidas diariamente. Existem 280 leitos, mas  diariamente a capacidade de internação é ultrapassada”, avaliou.  Para o dirigente, a situação é  extremamente grave e isso reflete a negligência do governo municipal em não melhorar as condições de funcionamento. 

Dr. Adolfo lembrou que o Hospital Municipal Djalma Marques é a única porta aberta em todo o estado do Maranhão para o atendimento dos casos de emergência nas varias especialidades médicas. 

“A situação é extremamente grave e reflete a dificuldade que os governos municipais têm para administrar o sistema de saúde embora, no caso específico de São Luís, já participe com 27% do orçamento em que pese a lei dos SUS exigir o mínimo de 15% para investimento na área da saúde. Em todo o estado sofremos com a escassez de investimentos na saúde cuja demanda é crescente e capacidade de atender reduzida por falta de valorização do trabalho médico, dando condições mínimas necessárias para que se possa exercer  a medicina com dignidade e ética”, desabafou. 

Fonte: FENAM

 

Compartilhe

Envie um comentário

2ª Via

Boleto Bancário