Notícias recentes

Mais Notícias
28.11.2007

DIA NACIONAL DE COMBATE AO CÂNCER

A informação foi a principal estratégia utilizada pelas autoridades de saúde no Maranhão para marcar as atividades pelo Dia Nacional de Combate ao Câncer, realizado nesta terça-feira, 27, em todo o país. Em São Luís, o ponto alto da programação foi a distribuição maciça de folhetos explicativos sobre diversos tipos de câncer e como se prevenir deles.

A distribuição, coordenada pela Secretaria de Estado da Saúde, foi concentrada nos quatro principais terminais de integração de ônibus da capital (Praia Grande, Cohama, Cohab e São Cristóvão), além da Praça Deodoro, tradicionais pontos de grande circulação de pessoas. Todo o trabalho foi desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia (Sogima), de Mastologia e de Urologia do Maranhão.
Além da entrega de folhetos, a população da capital contou ainda com a difusão de informações sobre câncer através de orientações médicas preventivas, prestadas por profissionais de enfermagem e assistentes sociais em estandes próprios montados na Praça Deodoro. Foram também distribuídos nos estandes kits básicos de prevenção contra o câncer de pele (protetor solar, sabonete, hidratante) e o de pênis (sabonete e camisinha).  
A movimentação despertou a curiosidade do professor de História, Juscelino Gama. A caminho do trabalho, ele parou em um dos estandes, para aprofundar conhecimentos sobre o câncer. “Fiquei surpreso ao saber da alta taxa de câncer de pênis e de próstata registrada entre os homens maranhenses, e de como essa taxa poderia ser menor caso as pessoas tivessem mais acesso às informações.”, comentou. 
E a informação continua sendo o maior remédio de combate aos mais variados tipos de câncer,destaca o secretário de Estado da Saúde, Edmundo Gomes. “Ao saber como se prevenir da doença, a pessoa pode contribuir para a detecção precoce dos casos, e isso faz uma enorme diferença no tratamento. No caso do câncer de colo interino, se o diagnóstico for feito cedo, as chances de cura são de 100%”, afirmou o gestor estadual. Um levantamento realizado pelo INCA (Instituto Nacional de Câncer), divulgado esta semana, revela que o Brasil poderá ter em 2008 até 460 mil novos casos de câncer. O de maior incidência deve ser o de pele (cerca de 115 mil casos). O estudo alerta ainda que os tipos de câncer com maior número de novos casos no sexo masculino serão os de próstata e pulmão, enquanto em mulheres a incidência será maior nos cânceres de mama e colo de útero.
 
Fonte: Secretaria de Estado da Saúde

Compartilhe

Envie um comentário

2ª Via

Boleto Bancário