Notícias recentes

Mais Notícias
19.10.2020

DIA DO MÉDICO


Muita coisa mudou em 2020, mas o seu compromisso em assegurar a preservação da prática médica se mantém firme, seja na linha de frente do hospital, no centro cirúrgico, no consultório, ou onde mais for preciso.
O Sindicato dos Médicos (SINDMED-MA) vem a público desejar dias melhores à categoria médica e manifestar pesar pelo falecimento de inúmeros colegas e amigos vitimados pela COVID-19, em pleno exercício profissional.
Chama-se a atenção para a desvalorização do ato médico, alicerçada sobre o tripé: condições de trabalho indignas, remuneração médica injusta e afrontas ao exercício legal da profissão.
Aliás, buscando refúgio no Código de Ética Médica (CEM) se respalda as assertivas acima, pois, originariamente, para o exercício da medicina com honra e dignidade, o médico necessita ter boas condições de trabalho e ser remunerado de forma justa (Capítulo I, inciso III, do CEM).
Afinal, não podemos olvidar que dentre os Princípios Fundamentais que regem o Código de Ética Médica, infere-se no inciso XIV que  “O médico empenhar-se-á em melhorar os padrões dos serviços médicos e em assumir sua responsabilidade em relação à saúde pública, à educação sanitária e à legislação referente à saúde”, o que, obviamente, pressupõe o exercicio honrado da profissão na sua plenitude.
Portanto, mais do que nunca se mostra imperioso se renovar o alerta para o cuidado na observância das exigências legais para recrutamento/contratação de médicos, pois é preciso ser criterioso na exigência dos documentos, cujas
autenticidades devem ser comprovadas em consulta ao Conselho Regional de Medicina.
Permitir o exercício da medicina por quem não detém o devido registro e validação pelo CRM é coadunar com o crime do exercício ilegal da profissão, capitulado no Art. 282 do Código Penal, e nossa omissão em aceitar tais práticas impende em responsabilidade profissional bem definida no artigo 38 do CEM, que veda ao medico “acumpliciar-se com os que exercem ilegalmente a Medicina, ou com profissionais ou instituições médicas que pratiquem atos ilícitos”.
Portanto, caros colegas, vivenciamos uma situação que devemos refletir bastante, como nos provoca as palavras da médica pediatra Valéria Scur, afinal, “A pandemia do novo coronavírus, tem mostrado, mais do que nunca, que precisamos nos humanizar. E, que após anos de tendência a procrastinação, aprende-se que o futuro pertence ao futuro e não existe o deixar para amanhã, apenas viver o dia de hoje”.
Assim, nessa data tão especial, o SINDMED-MA apenas deseja que a classe médica reencontre o seu caminho, valorizando os princípios da medicina, e que “conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana” (Carl Jung).FELIZ DIA DO MÉDICO.
18 DE OUTUBRO DE 2020. DIRETORIA SINDMED-MA

Compartilhe

Envie um comentário

2ª Via

Boleto Bancário