Notícias recentes

Mais Notícias
16.10.2010

Dia do médico: entidades programam mobilização nacional em Brasília

15/10/2010
Médicos de todo o país se reunirão em Brasília no próximo dia 26 de outubro para uma mobilização nacional em defesa da valorização da profissão médica. Neste dia, lideranças das entidades médicas nacionais apresentarão aos gestores, aos membros do poder legislativo e executivo e à sociedade brasileira a pauta mínima de reivindicações para garantir à população assistência adequada e ao profissional condições de exercer a medicina com dignidade. Na oportunidade, os médicos vão mostrar ao público quais são as maiores as preocupações da categoria. A ação, organizada pela Federação Nacional dos Médicos, Associação Médica Brasileira e Conselho Federal de Medicina, faz parte das comemorações que marcam a semana do Dia do Médico, celebrado na próxima segunda-feira, dia 18 de outubro.

De acordo com o presidente da Federação Nacional dos Médicos, Cid Carvalhaes, a mobilização vai priorizar as pautas que envolvem a formação médica, condições de trabalho adequadas e financiamento do Setor.

"O objetivo das entidades é tornar os fatos públicos, trazer à tona para a população e para o País como um todo, as más condições existentes no setor de saúde pública e privada. E também, fazer com que os parlamentares se sensibilizem quanto às questões que serão apresentadas e assumam um compromisso de levá-las adiante como relevantes para o Setor," destacou Carvalhaes.

"Queremos mostrar como se encontra a saúde hoje no Brasil, não só na questão do trabalho médico, mas também mostrar o que a população está passando com a falta de um investimento maior do Governo Federal em saúde pública," acrescentou o secretário de Saúde Suplementar da FENAM, Márcio Bichara, membro da comissão organizadora do evento.

Entre as ações, está um encontro com o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, no qual serão apresentadas as reivindicações constantes na Carta dos Médicos à Nação , elaborada no último Encontro Nacional das Entidades Médicas (ENEM), em julho deste ano. Depois, os médicos deverão fazer uma caminhada em direção ao Congresso Nacional, culminando em um ato público no local, com a participação de líderes partidários. Antes de 26 de outubro, estão previstas outras atividades no âmbito dos estados, através das entidades locais (conselhos regionais, sindicatos e associações médicas). A meta é ampliar ao máximo a repercussão da pauta médica, inserindo a categoria no debate sobre as questões relacionadas à assistência.

Entre as defesas dos profissionais está a regulamentação da Emenda Constitucional 29, melhores condições de trabalho, Carreira de Estado no SUS, honorários médicos reajustados pelas operadoras de planos de saúde anualmente, Plano de Carreira, Cargos e Vencimentos e mais recursos para o setor.

Ouça na rádio FENAM a mensagem do presidente da FENAM aos médicos brasileiros!

Fonte : Taciana Giesel

 

Compartilhe

Envie um comentário

2ª Via

Boleto Bancário