Notícias recentes

Mais Notícias
25.01.2010

CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA PREPARA PROTOCOLO PARA ATENDIMENTO INICIAL DE QUEIMADOS

    O Conselho Federal de Medicina (CFM) deve produzir nos próximos meses um protocolo para melhorar a assistência às vítimas de queimaduras no país. O documento para uniformizar os primeiros passos no socorro aos pacientes será elaborado em parceria com as Sociedades Brasileira de Cirurgia Plástica e de Queimaduras. Entre pontos a serem abordados estão os cuidados com a limpeza dos ferimentos, as formas de aliviar a dor e os melhores tratamentos. Nesta quinta-feira (21), o grupo se reuniu em Brasília para fechar um cronograma de trabalho.

“Nossa preocupação é dar instrumentos para os médicos que atuam em áreas distantes, fora dos grandes centros”, explicou o conselheiro Antonio Gonçalves Pinheiro, coordenador da Câmara Técnica do CFM que discute o assunto. Com o protocolo proposta pela Câmara Técnica e aprovado pelo CFM, a expectativa é de que os resultados apareçam nos indicadores de mortalidade e de morbidade. Com um melhor acolhimento, com a padronização da assistência, será possível reduzir as seqüelas e até evitar óbitos de pacientes.

Dados da Agência Nacional de Vigilância em Saúde (ANVISA) indicam que, em 2008, foram gastos R$ 39 milhões com o atendimento de pacientes vítimas de queimaduras. Em média, este tipo de agravo atinge cerca de 150 mil pessoas, sendo que 30% deste total são crianças. Outro grupo que sofre com o problema são os moradores de regiões carentes, onde há uso de combustível líquido sem controle.

Por conta disso, especificamente pela facilidade do acesso ao álcool líquido nos armazéns e supermercados da periferia, a Câmara Técnica decidiu também acompanhar de perto a tramitação do projeto de lei 692/2007 no Congresso Nacional e que trata da venda deste produto para uso doméstico. Para os integrantes da Comissão, o álcool líquido deveria ser vendido apenas para hospitais e postos de combustível. Em casas e escolas deveria ser adotado o uso exclusivo do álcool em gel.

A Câmara Técnica de Queimaduras conta também com a participação de Nélson Sarto Piccolo, Alfredo Gragnani Filho, Zenaide Alves e José Renato Harb, especialistas no assunto. O próximo encontro do grupo será em São Paulo (SP), em fevereiro, quando será elaborada uma apresentação a ser feita na Jornada Centro

Fonte: CFM

Compartilhe

Envie um comentário

2ª Via

Boleto Bancário