Notícias recentes

Mais Notícias
02.05.2014

Carta de Repúdio

O Conselho Deliberativo da Federação Nacional dos Médicos (FENAM) emitiu uma carta de repúdio em resposta à afirmação da presidente Dilma Rousseff, onde diz que os médicos cubanos são mais requisitados pelos prefeitos por serem mais atenciosos que os brasileiros.  A elaboração do documento foi aprovada por todos os presentes em reunião realizada nesta sexta-feira (02), em Natal. Os representantes do movimento médico sindical de todo o Brasil declaram que fazem até o impossível para salvar vidas, diante da precariedade da saúde que o governo é o responsável por oferecer.

“Presidente, cuide de sua obrigação que é proporcionar e deixar à disposição da população, os equipamentos, os medicamentos, os exames complementares e os leitos hospitalares, tratando de acabar com as filas e as mortes nas emergências. Assim, nós médicos, continuaremos cuidando do nosso compromisso legal e ético de atender bem e salvar a vida dos brasileiros”, traz a carta.

Ainda para o Conselho Deliberativo da FENAM, que representa os 400 mil médicos brasileiros, o profissional formado no exterior que não se submete ao Revalida, é questionável de exercer uma medicina de qualidade. O documento diz que o pronunciamento de Dilma tinha o objetivo de ofender gratuitamente e injuriar os médicos do Brasil, taxando-os de desumanos e negligentes, tentando denegrir a imagem. Confira aqui!

Além da carta, os participantes da reunião discutiram os temas da pauta, como a prestação de contas, contribuição sindical, saúde suplementar, informes de secretarias e sindicatos. Na parte da manhã, foi apresentado o relatório financeiro da FENAM em 2013. Após apreciação da documentação projetada, o balanço foi aprovado na votação.

Um comparativo da contribuição sindical de 2010 a 2013 foi exibido e mostrou o crescimento do recebimento do imposto na atual gestão. Ainda sobre o assunto, foram colocados em questão os sindicatos em débito com a FENAM. O advogado da entidade, Luís Felipe Buaiz, reforçou que as entidades filiadas que se negam a cobrar ou ainda que se apropriam da quantia, estão sujeitos a serem julgados pela Lei. “Aqueles que fugirem à regra de recolhimento deste tributo, estão andando contrariamente à competência das federações e sindicatos, que é fomentar o exercício da atividade sindical”, disse.

No âmbito da saúde suplementar, os membros do CD decidiram elaborar ofícios aos deputados que apoiaram a aprovação do PL 6964/2010, o qual dispõe sobre os planos e seguros privados de assistência à saúde para tornar obrigatória a existência de contratos escritos entre as operadoras e seus prestadores de serviços. Receberão a manifestação de agradecimento, os parlamentares Fábio Trad (PMDB/MS) e Luiz Henrique Mandetta (DEM/MS).

O Conselho Deliberativo da FENAM é composto por sua diretoria executiva, um delegado de cada Federação Regional e um delegado de cada sindicato médico. Estiveram presentes aproximadamente 40 membros da composição. Todos já foram presenteados com o livro de 40 anos da entidade.

Assista ao vídeo na FENAM TV!

Fonte: Fernanda Lisboa

Compartilhe

Envie um comentário

2ª Via

Boleto Bancário