Notícias recentes

Mais Notícias
25.02.2008

ALERTA À CLASSE MÉDICA

ALERTA À CLASSE MÉDICA

A imprensa nacional tem chamado atenção aos profissionais liberais, principalmente a médicos e advogados sobre certas "premiações de melhores do ano".

O esquema funciona do seguinte modo: o médico recebe uma correspondência na qual consta que foi escolhido como um dos melhores profissionais na sua área com base em uma pesquisa pública e ao mesmo tempo é convidado a receber um prêmio no estilo da entrega do Oscar.

A segunda etapa consiste em acessar o site dessas empresas de eventos e confirmar a presença para a "solenidade", que geralmente acontece em algum hotel cinco estrelas em São Paulo.

No preenchimento do cadastro é que se verifica o verdadeiro objetivo e armadilha dessa premiação: a cobrança de um determinado valor em dinheiro referente à compra de convites para o futuro homenageado poder participar da "mega festa de gala" e receber o troféu.

Além do "melhor da medicina" e "melhor advogado" são também homenageados e laureados com título$ de notória repercu$$ão "o melhor odontólogo", o "melhor isso", o "melhor aquilo".

Deduz-se facilmente que os organizadores dessas festas promocionais não têm qualquer credibilidade ou credencial para instituir qualquer prêmio e pior, os responsáveis por esses caça-níqueis de luxo estão se notabilizando por distribuir ações contra seus eventuais homenageados acusando-os de inadimplentes por se recusarem a pagar pelo prêmio após terem feito o cadastro pela internet o que pode ser considerado uma forma de contrato eletrônico e motiva a cobrança judicial.

Esses prêmios já foram descritos na justiça como "verdadeira busca mercantil de ganho, sem o mínimo critério de valores" ou, simplesmente, de "troféu abacaxi". Fonte: http://conjur.estadao.com.br/static/text/61011,1

Lembramos que a resolução CFM nº. 1.701/2003 estabelece em seu art. 12 que o médico não deve permitir que seu nome seja incluído em concursos ou similares, cuja finalidade seja escolher o "médico do ano", "destaque" ou "melhor médico".

Como não existe qualquer entidade ou instituição médica que referende a escolha dos homenageados e o único critério para a premiação é o pagamento de uma quantia pré-fixada é que orientamos os médicos do Estado do Maranhão a se recusarem de participar deste tipo de evento cujo único foco é a vaidade humana e a falta de seriedade.

São Luís, 22 de fevereiro de 2008.

A Diretoria.

Compartilhe

Envie um comentário

2ª Via

Boleto Bancário